AS VEREDAS ANTIGAS

18-04-2023
QUAL É O VERDADEIRO NOME DO CRIADOR?
O TETRAGRAMA KADOSH
Tetragrama é o termo derivado do grego τετραγράμματον, tetragrammaton, conjunto de quatro(4) letras, que na Bíblia indica o nome próprio de CRIADOR.
As quatro(4) letras do alfabeto hebraico que compõem este tetragrama escritas da direita para a esquerda são: יהוה י (yod); ה (he); ו (vav, chamada também waw), e de novo ה (he). Em português (assim como em inglês e francês) a transliteração usual é YHWH, mas encontram-se também na forma YHVH (como em espanhol).
QUAL É A ORIGEM DO TETRAGRAMA?
Tetragrama, ou as quatro letras que indica o nome divino, teve a sua origem no êxodo, quando Moisés diálogou com o anjo do Altíssimo na sarça ardente no monte horebe: Porém, Moisés acrescentou: “Quando eu for aos filhos de Israel e comunicar: ‘O CRIADOR de vossos pais me enviou até vós’ e me questionarem: ‘Qual é o seu Nome?’ - que deverei dizer?”(Êxodo 3:13)

 Então afirmou Altíssimo a Moisés: “Eu Sou o que Sou. E deveis dizer aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros!”(Êxodo 3:14)

As palavras traduzidas como «Eu Sou o Que Sou», em hebraico אהיה אשׁר אהיה, podem significar também: «Eu sou/serei quem sou/serei» No hebraico bíblico, os verbos não indicam o tempo gramatical como fazem os verbos portugueses. O que indica o tempo é o aspecto «perfeito» ou «imperfeito», acabado ou não acabado. O verbo neste versículo da Bíblia tem a forma do aspecto «imperfeito», podendo ser traduzido igualmente como «Ele é» ou «Ele será». Além disso, de acordo com a conjugação usada, pode significar simplesmente «Ele é» ou (sentido causativo) «Ele faz com que seja», «Ele faz que venha a ser».

A frase de Éxodo 3,14, «Eu Sou o Que Sou». é interpretada na Septuaginta (tradução grega do III século antes de Mashiach (Cristo) como Ἐγώ εἰμι ὁ ὤν («Eu sou o Existente, Aquele que existe»): interpretação ontológica. Entendida no sentido causativo, a frase significa «Aquele que faz existir«, «O Criador».

O Altíssimo primeiro revela a Moisés o significado do seu Nome, e a seguir anúnciou o seu Nome, veja a seguir>>

Disse CRIADOR ainda mais a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: " יהוה" (YHWH) o CRIADOR de vossos antepassados, o CRIADOR de Abraão, o CRIADOR de Isaque e o CRIADOR de Jacó me enviou até vós. Esse, pois, é o meu Nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração!(Êxodo 3:15)



QUAL É A PRONUNCIA CORRETA DO TETRAGRAMA?
COMO SE PRONUNCIAVA AS QUATRO(4) LETRAS QUE INDICA O PRÓPRIO NOME DO CRIADOR?



O Nome Divino no hebraico antigo como ja sabemos possue quatro letras consoantes, pois no alfabeto hebraico não existe vogais, o hebraico é escrito e lido da direita a esquerda, diferente de nos que lemos da esquerda para a direita. As quatro letras do Nome do Criador como acima citado são יהוה todas consoantes é claro, pois no alfabeto hebraico não existe vogais, mas algumas consoantes do alfabeto hebraico são utilizadas, indicadas como vogais, essas consoantes são conhecidas como "matres lectionis" (mães de leitura).

TRANSLITERAÇÃO: יהוה YHWH, o Y tem som de "I", o H é indicado como a letra "A", o W tem som de "U".NB: O H quando ocupa a última posição do nome ou palavra ele passa a ser mudo, não tem som, segundo a tradição do alfabeto hebraico. Por apenas três(3) letras temos a verdadeira pronuncia do Nome sagrado do Criador, que é IAU (YAUH).

O Nome Divino não é apenas traduzido e lido "YAUH" em Hebraico, mas também transliterado em Latim, Grego e em muitos mais idiomas




LATIM

Em Latim, o tradutor Jerônimo transliterou o tetragrama como "IAHO", por ter preservado a pronúncia da antiga transliteração do tetragrama. No livro CCL 72.191 diz que: "O nome do CRIADOR em hebraico são quatro (4) letras a saber; יהוה

 י (yod)

 ה (he)

 ו (waw)

 ה (he)

Que é apropriado ao CRIADOR, o vocabulário fonético deve ser lido "IAHO", em Latim a letra "J" foi literalmente inventada para o som do "Y" no século 15° EC; Mas na época de Jerônimo a letra "J" ainda não existia, então a letra "I" era usada, e é a mesma que a letra Grega yota, onde o som do "I" é produzido sempre que for seguido por consoante, mas se for uma vogal é um som de "Y". No entanto, a letra Latina "H" na época de Jerônimo, é com som se for a primeira letra de uma palavra, mais se não for é uma letra silênciosa, e o Latim adotou essa regra do hebraico antigo, então "IAHO" é lido claramente como "YAUH". 



GREGO

No Grego, entre os manuscritos mais antigos de Septuaginta, São cinco manuscritos entre os mais antigos conhecidos, Os quatro manuscritos, em vez de traduzir o nome YHWH, inserem-no em meio do texto grego com suas letras hebraicas, seja na forma contemporânea יהוה (Papiro Fouad 266 do século I a.C.) ou em caracteres páleo-hebraicos 𐤉𐤄𐤅𐤄 (Pergaminho Grego dos Profetas Menores de Nahal Hever e Papiros Oxirrinco 3522 e 5101 do século I d.C.), onde o Tetragrama aparece escrito em hebraico arcaico ou páleo-hebraico. E o manuscrito 4Q120 do século I a.C. o Nome Divino ou o tetragrama(יהוה) é transliterado no grego usando as letras gregas: "Yota, Alfa, e Ômega" "ΙΑΩ" (Iao) como sua tradução de YHWH. No entanto, o "ΙΑΩ"(Yota, Alfa e Ômega) é lido sem sombra de dúvida da forma hebraica YAUH (ΙΑΩ=YAUH).


O NOME DIVINO, OCORRE QUASE 7 MIL VEZES NAS ESCRITURAS HEBRAICA.
O nome Divino, representado pelas consoantes hebraicas יהוה , ocorre quase 7 mil vezes nas escrituras Hebraica.

Embora os escritores inspirados se refiram a Criador por meio de muitos titulos e termos como descritivos, como “TODO-PODEROSO”,AL-SHADDAI (EL-SHADDAI), ALTISSIMO ou mesmo ELOHIM(ALOHIM), o tetragrama é o unico nome pessoal usado por eles para idetificar a CRIADOR.

O próprio CRIADOR orientou os escritores da Biblia a usarem o seu Nome. Por exemplo; EM NÚMEROS 6:27 Diz: "Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei."

A ordem do Eterno, era colocar seu nome em cada filho de Israel, por exemplo temos no original os seguintes nomes:

YRMYAU (JEREMIAS)=EXALTADO É YAUH;

YSHAYAU (ISAÍAS)= SALVAÇÃO DE YAUH;

ELYAU (ELIAS)= O ALTÍSSIMO É YAUH;

NETANYAU (NATANAEL)=ENVIADO POR YAUH;

MATITYAU (MATEUS)=PRESENTE DE YAUH.

Mas o Satanás desde os tempos antigos, tenta apagar o Nome do Criador: "Entre esses estavam alguns jovens vindos de Judá(Yaudam) cujos nomes em hebraico significavam: Daniel, Altíssimo é meu Juiz; Hananias, YAUH é misericordioso; Misael, Ninguém se compara ao Altíssimo, e Azarias, YAUH é meu socorro. O chefe dos oficiais, entretanto, deu-lhes novos nomes: a Daniel chamou Beltessazar, que em babilônico quer dizer: Bel proteja sua vida; a Hananias, denominou Sadraque, Amigo do rei; a Misael nomeou Mesaque, Quem é como o deus Lua? E a Azarias deu o nome de Abede-Nego, Servo do deus Mercúrio."(Dan 1:6-7; leia Jer 11:19).

Ele também inspirou o profeta Joel a escrever: “Todo aquele que invocar o Nome YAUH será salvo.” (joel 2:32) 
CRIADOR também inspirou um salmista a escrever: “Que as pessoas saibam que tu, cujo nome é YAUH, somente tu és O ALTISSIMO sobre tada a terra.”(salmo 83:18) E outra parte o Eterno afirma dizendo: “Porquanto ele me ama, Eu o resgatarei; Eu o protegerei, pois este conhece o meu Nome; Sempre que chamar pelo meu Nome hei de responder-lhe; estarei sempre com ele; nos momentos mais difíceis, quando enfrentar tribulações, Eu o resgatarei e farei que seja devidamente honrado…(Salmos 91:14-15)

Só nos salmo, um livro de escritos poeticos que eram cantados e recitados pelo povo de Criador, o Nome Divino ocorre cerca de 700 vezes. 




ENTÃO, PORQUE É QUE O NOME DE CRIADOR NÃO APARECE EM MUITAS TRADUÇÕES DA BIBLIA?
Por varias razões:

Alguns acham que o Criador Todo-Poderoso não precisa de um Nome especifico para o identificar.

Outros foram influenciados pela tradição Judaica de evitar usar o Nome do Criador com medo de o profanar.

Ainda outros acreditam que, como ninguém pode saber com certeza a pronuncia exata do Nome de Criador, é melhor usar um titulo, como: “SENHOR” ou “DEUS” . 


No entanto, esses argumentos não têm base sólida pelos seguintes motivos:

Os que afirmam que o Criador Todo-Poderoso não precisa de um Nome especifico desconsideram o facto de que existem cópias antigas da sua palavra que trazem o Nome pessoal de Criador; Algumas dessas cópias são datadas de antes da época de Mashiach ( Messias). Conforme já mencionado, Criador inspirou os escritores a incluir na sua palavra o seu Nome cerca de 7 mil vezes. Fica claro que Ele quer que conheçamos e usemos o seu Nome.


Os que foram influenciados pela tradição Judaica de evitar usar o Nome do Criador com medo de o profanar, se esquecem que essa tradição é moderna, esta tradição nem sempre existia; O uso do Nome do Criador era habitualmente nos tempos antigos, na época de Rute: Naquele tempo, e naquele exato momento, Boaz estava chegando de Belém e saudou os ceifeiros com a paz do Altíssimo: " Que Yauh esteja convosco!", diante do que eles responderam: " Que Yauh te abençoe!" (Rute 2:4) 

Mas na época do Talmude (Guemará) já estava proibido pronunciar o nome. Alguns até pensaram que pronunciar de qualquer maneira o nome era uma violação do mandamento de não tomá-lo em vão, em vez de entender o mandamento em relação aos juramentos. Um rabino citado no tratado Sanhedrin 10:1 declarou que quem pronuncia o nome divino como está escrito não participará do mundo vindouro. Por isso na leitura a voz alta Adonai (Senhor) substituiu YHWH em hebraico e foi adotado pelos tradutores nas diversas línguas estrangeiras (em griego Kύριος; em latim Dominus).

No entanto, os tradutores que removem o Nome de Criador por respeito a tradução Judaica esquecem-se de um facto muito importante: Embora alguns escritores Judeus se tenham recusado a pronuncia o Nome do Criador, eles não o removeram das suas cópias da biblia. Nos rolos antigos descoberto em QUMRAN, perto do Mar Morto, o Nome de Criador ocorre muitas vezes. Alguns tradutores da biblia dão uma indicação de onde o Nome Divino aparecia no texto original por colocarem no seu lugar o titulo “SENHOR”, em letras maiusculas.



CONTUDO, A QUESTÃO É:
Se
esses tradutores reconhecem que o Nome ocorre milhares vezes nos textos originais, o que os fazem pensar que podem substituir ou remover da biblia o Nome do Altissimo?
Quem acham eles que lhes deu autoridade para fazer estas alterações?
Os que afirmam que o Nome Divino não deve ser usado porque não se sabe a pronúncia exata, não se inportam de usar o nome Jesus. No entanto, os discípulos de Messias no primeiro século pronunciavam o nome Dele de forma bastante diferente do modo como a maioria dos Cristãos pronunciam hoje. ( Biblia da Testemunha da Jeová, tradução do novo mundo da Bíblia Sagrada.pag 1794-1806
© 2023

Email:cabralmartins18@gmail.com
whatsapp:+258844328111
Clique AQUI para mais informações!
Grato pela visita volte sempre
O/O Cabral Martins Jonimeia.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora